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Como uma estratégia de marketing digital pode me ajudar a gerar resultado financeiro real?

By , 28 de abril de 2020
Cliente finalizando compra e vendedor feliz por poder vender sempre

Muitos empreendedores têm sentido a necessidade de investir em campanhas na internet, mas não sabem muito bem como lidar com o marketing digital e como essa estratégia pode se transformar em lucro para a empresa.

Se você também tem essas dúvidas, nesse artigo falaremos sobre o que é essa modalidade de marketing e qual a melhor maneira de mensurar os resultados e corrigir a rota para que a linguagem esteja adequada ao público certo, gerando assim resultados.

Segundo uma pesquisa divulgada em junho de 2018 pela The Boston Consulting Group, em parceria com o Google, 98% das empresas brasileiras não aproveitam o potencial da internet para gerar um contato com o seu público, o que faz com que quem domine as técnicas desse tipo de publicidade saia na frente da concorrência.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira as dicas!

Marketing digital: o que é?

O conceito de marketing digital não é muito diferente do tradicional. Consiste basicamente em criar maneiras de impactar o público com informações relevantes sobre determinada empresa com o objetivo principal de gerar negócios, mas tudo isso no ambiente virtual.

Anteriormente, o marketing era feito por grandes agências que detinham o conhecimento da comunicação com os consumidores e onde o foco era voltado ao produto e não as reais necessidades das pessoas.

No entanto, as formas de divulgação eram difíceis de ser mensuradas e muitas vezes atingiam um público que não tinha interesse em comprar o produto.

Com o crescimento da internet, os consumidores ficaram mais exigentes, uma vez que agora a possibilidade de se fazer ouvir ficou maior.

De acordo com essa mudança no comportamento social, as empresas se tornam obrigadas a ter um foco maior no cliente e suas necessidades.

Surge então, o marketing digital como uma solução capaz de falar de acordo com a voz dos consumidores e oferecer informações que sejam relevantes ao público certo.

A maior vantagem é a capacidade de mensurar com precisão os resultados e corrigir as rotas de acordo com a resposta dos consumidores a sua campanha.

Isso faz com que seja mais fácil atingir as pessoas certas e que tem a intenção de realizar negócios com a sua empresa.

Mas, afinal, como transformar essas campanhas em resultados financeiros reais? É sobre isso que falaremos a seguir!

Marketing digital: como transformar as campanhanhas em resultados reais?

Muito se tem falado em marketing digital e a capacidade de gerar resultados que essa estratégia traz. Mas, são poucos aqueles que entendem quais são os reais objetivos de fazer uma campanha na internet ou que sabem como fazer isso de maneira eficaz.

Pensando nisso separamos os principais pontos para que você gere lucro para sua empresa de maneira sólida a partir das estratégias desse tipo de marketing. Confira:

1.    Entenda qual o seu público

O primeiro passo para gerar resultados reais é entender quem é o seu público e como ele se comporta.

O maior erro das empresas é pensar que pode fazer campanhas genéricas e assim conseguir vender seu produto na internet de maneira fácil.

É um fato que as possibilidades são muitas e que online a chance de atingir um número maior de pessoas aumenta, no entanto a cultura é outra e caso um usuários de determinada plataforma por exemplo, não gostar do seu conteúdo, ele não exitará em ´procurar outro tipo de informação.

Então, antes de criar qualquer campanha, procure conhecer quem é o seu consumidor ideal, com quem deseja falar e desenvolver uma interação. De preferência seja específico quanto a idade, tipo de renda familiar, gênero, problemas que a sua empresa pode resolver, etc.

2.    Descubra a sua linguagem

Algumas empresas agem na internet como se estivessem sempre falando com jovens e ignoram o seu consumidor ideal.

Se você deseja gerar resultados financeiros reais é muito importante se lembrar sempre com quem está falando e para quem pretende vender.

Alinhar o seu tom ao de quem pretende atingir gera empatia e interesse da outra parte que estará mais disposta a te ouvir.

Não difere muito das campanhas tradicionais, para entender melhor esse conceito, basta observar a diferença entre um comercial de cerveja, um de maquiagem e outro de brinquedos infantis.

3.    Ofereça soluções e não produtos

O consumidor atual quer sentir que a sua empresa se preocupa com ele e com o meio no qual está inserida tanto quanto se preocupa com os lucros.

Já não é mais possível ter o foco no produto sem considerar como ele vai resolver os problemas do seu público.

Então, quando criar campanhas de marketing digital não dê foco no quanto seu produto é incrivel, mas sim em como ele pode ajudar o cliente a ter uma vida mais feliz, prática ou produtiva.

4.    Esteja aberto a comunicação

Nunca se feche a comunicação com o seu público, pois isso pode gerar desconfiança e impedir que as suas campanhas tenham bons resultados.

Como dito anteriormente, os consumidores têm cada vez mais voz na internet e as empresas que ignoraram esse fato estão fadadas ao fracasso.

Então, esteja sempre atento a reclamações, sugestões e elogios, seja ágil na resposta e em trazer a solução necessária ao problemas.

5.    Eduque a sua audiência

Criar conteúdos relevantes que além de gerar comunicação com o seu público, sirvam para auxiliá-lo na resolução de seus problemas tem se tornado uma excelente estratégia de vendas.

Por exemplo, se você tem uma empresa que fabrica embalagens retornáveis e biodegradáveis, desenvolver um blog que gere engajamento quanto a proteção ao meio ambiente fará com que quem já é ativista se relacione com a sua empresa e quem ainda não é aprenda e se torne preocupado com questões ambientais.

Como você ganha com isso? Mais pessoas estarão dispostas a adquirirem seus produtos.

6.    Mensure os resultados e corrija as rotas

A última dica é nunca se esquecer de mensurar os resultados das suas campanhas para identificar se o público certo está sendo impactado positivamente, se a linguagem está adequada e se os resultados estão de acordo com o previsto.

Caso identifique falhas no processo é muito importante que as mesmas sejam corrigidas para que assim cada vez mais a sua empresa possa desenvolver autoridade online e se tornar referência no meio digital naquilo que faz.

E então, gostou do nosso artigo sobre como fazer com que o marketing digital gere resultados reais para sua empresa? Compartilhe nas redes sociais!

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