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Como o atendimento ao cliente tem transformado a relação de consumidores e lojas

By , 28 de abril de 2020
Um consumidor sendo bem atendido é muito importante para a fidelização de clientes de sua clínica

Um ponto chave no crescimento de lojas do varejo é sem dúvidas o bom atendimento ao cliente. Muitos consumidores entram nos estabelecimentos e se sentem desconfortáveis com vendedores que não deixam espaço para que conheçam e explorem o ambiente.

Mas, por lado também existem aquelas loja em que o cliente entra e não é atendido ou pior, tem de lidar com profissionais mal humorados e pouco preparados.

O mau atendimento pode fazer com que perca vendas e atrapalhar a sua reputação, uma vez que um consumidor insatisfeito fará uma propaganda negativa de maior repercussão que uma positiva.

Mas, como atender bem a seus clientes e identificar quais são suas reais necessidades? O primeiro passo, segundo um artigo publicado pelo SEBRAE em maio de 2015, é compreender que cada consumidor é único e tem suas próprias necessidades.

Diante desse fato fica mais fácil evitar padrões e trazer mais personalização para a sua loja.

Quer entender melhor como o atendimento tem transformado a relação cliente/loja e conhecer outros pontos importantes para não errar? Confira nossas dicas!

A internet e a necessidade de personalização no atendimento ao cliente

Nunca se falou tanto sobre a importância do bom atendimento ao cliente e o poder que os consumidores adquiriram com as redes sociais.

Se antes os produtos eram o foco principal das marcas, atualmente as pessoas ocupam esse pódio e detém o poder do que será produzido, já que as empresas estão voltadas a solucionar problemas e trazer itens realmente eficazes.

Apesar disso, o crescimento dos e-commerces e de negócios online tem tirado a personalização do atendimento, fazendo com que o cliente não se sinta especial, mas faça suas compras de maneira automática e sem relação com vendedores.

Cabe portanto às lojas investirem em atender o seu público de maneira diferenciada e sempre pensando em oferecer soluções além daquelas encontradas online.

O bom atendimento portanto, fideliza o cliente e faz com que a sua loja tenha propaganda gratuita e positiva.

Quer conhecer algumas dicas de como melhorar essa área da sua empresa? É a respeito disso que falaremos a seguir!

5 técnicas de um bom atendimento ao cliente

Como dito anteriormente, um bom atendimento ao cliente é o ponto chave para ter uma loja reconhecida e que os consumidores queiram frequentar novamente.

Atualmente, com o avanço das comprar via internet e a quantidade de pessoas que têm aderido a essa modalidade tem se tornado cada vez mais complicado para as lojas de varejo competir com esse novo mercado.

Portanto, ter atenção a alguns pontos é essencial para o sucesso. Como por exemplo:

1.    Abordagem correta

A abordagem incorreta pode afastar um cliente que tinha a intenção de comprar. É importante que seus vendedores façam o consumidor se sentir bem-vindo, mas não pressionado a fechar uma venda.

Evite frases que façam com que as pessoas se sintam na obrigação de comprar assim que entram em sua loja, como por exemplo:

  • Posso ajudar?
  • Está procurando algo específico?

O ideal é usar uma abordagem calorosa, educada e que permita ao cliente se sentir livre para explorar o ambiente. Uma boa dica seria utilizar expressões como: – Bom dia tudo bem? Eu sou o (nome do vendedor). Fique a vontade e se precisar de ajuda é só me chamar.

Depois dê espaço para que o cliente circule pela loja e veja as mercadorias, mas não o perca de vista e se perceber que surgiu alguma dúvida, procure estar por perto para saná-la.

2.    Gentileza no atendimento

Seja gentil independente da situação! Muitas vezes o cliente vai se irritar por algo como por exemplo, uma diferença de preço. Nesse momento, o  vendedor precisa estar apto a lidar com a situação sem levar para o lado pessoal.

Entrar em atrito ou pior, deixar o consumidor sair da loja sem uma solução, pode te fazer perder não apenas um, mas vários clientes que presenciaram a cena ou que acabarão tendo conhecimento posterior do fato.

3.    Passar informações seguras e verdadeiras

Um segredo do bom atendimento é não mentir para o cliente e sempre passar informações seguras a respeito dos produtos, politica de troca ou formas de pagamento, por exemplo.

Você pode até dizer que uma determinada peça de roupa ficou ótima em alguém para bater logo a meta, mas dificilmente vai fidelizar aquele cliente já que assim que perceber que foi enganado provavelmente não voltará a comprar mais em sua loja.

Lembre-se apenas de ser gentil e educado no momento de esclarecer as dúvidas do consumidor e nunca deixa-lo sair sem respostas.

Caso não saiba com segurança a informação, procure quem saiba responder ou solucionar o problema.

4.    Traga personalização e cuide do pós-venda

Como dito anteriormente, a personalização pode mudar completamente a percepção dos clientes com relação a sua loja.

Como no varejo essa é uma estratégia difícil de ser aplicada, para que funcione você pode:

  • Oferecer um cartão fidelidade que a cada compra vai sendo preenchido até que o cliente possa ganhar um brinde. Lembre-se apenas de disponibilizar algo realmente significativo.
  • No momento de finalizar a compra, além de questionar se o consumidor deseja o CPF na nota, ofereça o cadastro do e-mail e da data de aniversário, assim você poderá não apenas enviar novidades, mas também oferecer brindes aos aniversariantes.
  • Sempre chamar o cliente pelo nome e procurar entender as preferências do mesmo, assim fica mais fácil oferecer produtos que se encaixam nelas. De nada adianta por exemplo mostrar peças de roupa florais a uma pessoa que já disse que não gosta desse tipo de estampa.

Sobretudo lembre-se de dar atenção ao que o cliente fala e evite fazê-lo se repetir. Parar para ouvir é também um estratégia de vendas já que ao compreender aquilo que o consumidor espera, automaticamente será mais fácil encontrar produtos que o agradem em sua loja.

Um bom atendimento ao cliente portanto, pode fazer toda a diferença entre uma loja lucrativa e uma que não fideliza seus consumidores.

Treinar o seu time de vendas e ter sempre atenção aos pontos citados acima é o segredo para construir um bom relacionamento que além de fidelizar pode trazer ainda mais clientes para o seu estabelecimento.

E então, gostou do nosso artigo sobre como um bom atendimento ao cliente transforma a relação consumidor/loja? Compartilhe nas redes sociais.

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